Rosa da Mata Alfrocheiro Tinto 2019
Vinho com cor aberta, fresco, taninos equilibrados, final redondo e maduro. Produzido exclusivamente por uvas da casta Alfrocheiro, de uma vinha situada na sub-região de Besteiros, zona do Dão marcada por elevadas amplitudes térmicas e umidade relativa importante para a maturação fenólica desta casta nas manhãs que precedem à vindima. Aqui a elegância do Dão é o caráter mais marcante deste vinho. As uvas são colhidas manualmente e de madrugada, para que a uva se mantenha íntegra e livre de oxidação, sem dilaceração da película até ao esmagamento na adega. A maceração é feita com macacos e com pisa a pé realizada pela própria enóloga e a fermentação é em lagar, sem controle de temperatura e sem tratamentos mecânicos, de forma a ir ao encontro do passado, mantendo assim o caráter varietal da casta.
Sobre o Vinho
Notas de Prova
Cor: Rubi aberto.
Aroma: Vinho floral, cheiro das matas no outono, musgo e caruma de pinheiro, tem também um toque de uva que lembra a vindima.
Sabor: Na boca é complexo, onde a estrutura e a elegância se conjugam com intensidade. É versátil acompanhando bem à mesa, desde o peixe até à carne e finalizando na perfeição com chocolate. É denso e equilibrado, guloso e viciante.
Na verdade é um vinho muito versátil, que veste vários papéis. É bom sozinho, com comida, após a refeição e sempre causando vício e vontade de beber mais. A temperatura é muito importante, deve ser consumido entre 14-16ºC
Harmonização: Pode acompanhar pratos fortes (18ºC) e ao mesmo tempo pode ser apreciado com petiscos no verão, bebido a temperaturas mais baixas (16ºC).
Tempo de Guarda: Mais de 10 anos.
Acidez: 5,86 g/L
Produção: 1.416 garrafas.
Ficha técnica Clique aqui.
Sobre o Produtor
Patrícia Santos, enóloga de formação e profissão, nascida em pleno coração do Dão, autora de vinhos já muito reconhecidos por críticos e apreciadores, lançou em 2016 seu primeiro vinho autoral ao qual deu o nome de Rosa da Mata em homenagem à sua avó Rosa de Jesus. "Rosa da Mata" era o nome pelo qual era conhecida a sua avó paterna. Um projeto recente, porém, já reconhecido por diversos críticos, os vinhos Rosa da Mata são frutos de colheitas pequenas e artesanais, que trazem consigo peculiaridades a cada nova safra.
Cursou Enologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, acumulando estágios de vindimas em Adegas Cooperativas, tendo realizado seu estágio final de curso na CVR Dão e nos laboratórios do Centro de Estudos Vitivinícola do Dão. Aprendiz do enólogo Anselmo Mendes com quem vem trabalhando desde então, compartilha a sua paixão pelo vinho através da formação profissional para adultos e lecionando cursos profissionais de enologia e viticultura em diversas escolas.
”Aos 40 decidi celebrar a vida de outra forma, criando um vinho intenso, que me identificasse no carácter e na minha história de vida... As pessoas que vão passando por nós, deixam um pouco de si mesmas, e a minha querida avó deixou-me o melhor de mim, a minha identidade na identidade dela... este vinho, é a minha vida que se lê em cada trago do que sou e do que faço...”
Patrícia Santos
Excepcional é aquele que melhora com o tempo, que deixa marcas, que evolui e ainda preserva sua identidade e sua essência de qualidade e sabor. Amar a tradição. Amar o paladar e a experiência. Amar o vinho. Isto é eVINTAGE. Prepare suas taças, ponha o saca-rolhas para funcionar e sinta-se em casa!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade